Train de Estratégia.
Treinamento Estratégico de Desenvolvimento de Pequenas Empresas.
7.1.1 Tipos de Diversificação.
A diversificação é uma abordagem estratégica que adota diferentes formas. Dependendo dos critérios aplicados, existem classificações diferentes.
Dependendo da direção da diversificação da empresa, os diferentes tipos são:
adquirindo ou desenvolvendo novos produtos ou oferecendo novos serviços que possam atrair os atuais grupos de clientes da empresa. Neste caso, a empresa conta com vendas e relações tecnológicas com as linhas de produtos existentes. Por exemplo, uma láctea, produzir queijo adiciona um novo tipo de queijo aos seus produtos. Diversificação Vertical.
ocorre quando a empresa volta às etapas anteriores do seu ciclo de produção ou avança para fases subseqüentes do mesmo ciclo - produção de matérias-primas ou distribuição do produto final. Por exemplo, se você tem uma empresa que faz reconstrução de casas e escritórios e você começa a vender tintas e outros materiais de construção para uso neste negócio. Este tipo de diversificação também pode garantir um fornecimento regular de materiais com melhor qualidade e preços mais baixos. Diversificação concêntrica.
ampliando o portfólio de produção adicionando novos produtos com o objetivo de utilizar plenamente o potencial das tecnologias existentes e do sistema de comercialização. A diversificação concêntrica pode ser muito mais eficiente financeiramente como uma estratégia, uma vez que o negócio pode se beneficiar de algumas sinergias neste modelo de diversificação. Pode impor alguns investimentos relacionados à modernização ou atualização dos processos ou sistemas existentes. Este tipo de diversificação é freqüentemente usado por pequenos produtores de bens de consumo, e. Uma padaria começa a produzir pastéis ou produtos de massa. Diversificação heterogênea (conglomerada).
está se movendo para novos produtos ou serviços que não têm nenhuma relação tecnológica ou comercial com produtos atuais, equipamentos, canais de distribuição, mas que podem atrair novos grupos de clientes. O principal motivo por trás desse tipo de diversificação é o alto retorno dos investimentos no novo setor. Além disso, a decisão de participar desse tipo de diversificação pode levar a oportunidades adicionais indiretamente relacionadas ao desenvolvimento das principais empresas comerciais - acesso a novas tecnologias, oportunidades para parcerias estratégicas, etc. Diversificação corporativa.
envolve a produção de bens não relacionados, mas definitivamente lucrativos. Muitas vezes, está vinculado a grandes investimentos, onde também pode haver altos retornos.
Gestão Estratégica - Diversificação.
As estratégias de diversificação são utilizadas para ampliar as linhas de produtos da empresa e operar em vários mercados diferentes. As estratégias gerais incluem diversificação concêntrica, horizontal e conglomerada.
Cada estratégia se concentra em um método específico de diversificação. A estratégia concêntrica é utilizada quando uma empresa quer aumentar seu portfólio de produtos para incluir produtos similares produzidos na mesma empresa, a estratégia horizontal é usada quando a empresa quer produzir novos produtos em um mercado similar e a estratégia de diversificação de conglomerados é utilizada quando uma empresa começa a operar em duas ou mais indústrias não relacionadas.
As estratégias de diversificação ajudam a aumentar a flexibilidade e a manter o lucro durante períodos econômicos lentos.
Warren Buffet em Diversificação.
"A diversificação é proteção contra a ignorância, faz pouco sentido para aqueles que sabem o que estão fazendo".
Diversificação concêntrica.
Uma estratégia de diversificação concêntrica permite que uma empresa adicione produtos similares a um negócio já estabelecido. Por exemplo, quando uma empresa de computadores que produz computadores pessoais usando torres começa a produzir laptops, usa estratégias concêntricas. O conhecimento técnico para novos empreendimentos vem do seu atual campo de funcionários qualificados.
Estratégias de diversificação concêntrica são desenfreadas na indústria de produção de alimentos. Por exemplo, um fabricante de ketchup começa a produzir salsa, usando suas instalações de produção atuais.
Diversificação Horizontal.
A diversificação horizontal permite que uma empresa comece a explorar outras zonas em termos de fabricação de produtos. As empresas dependem da participação de mercado atual de clientes fiéis nesta estratégia. Quando um fabricante de televisão começa a produzir refrigeradores, freezers e lavadoras ou secadoras, ele usa diversificação horizontal.
Uma desvantagem é a dependência da empresa em um grupo de consumidores. A empresa deve alavancar a lealdade da marca associada aos produtos atuais. Isso é perigoso, pois os novos produtos podem não obter o mesmo favor que os outros produtos da empresa.
Diversificação do conglomerado.
Nas estratégias de diversificação de conglomerados, as empresas procurarão entrar em um mercado anteriormente inexplorado. Isso geralmente é feito usando fusões e aquisições.
Entrar em uma nova indústria é altamente perigoso, devido à falta de familiaridade com a nova indústria. A fidelidade da marca também pode ser reduzida quando a qualidade não é gerenciada. No entanto, esta estratégia oferece uma maior flexibilidade para alcançar novos mercados econômicos.
Por exemplo, uma empresa em peças de reparo automotivo pode entrar na indústria de produção de brinquedos. Cada empresa permite uma base mais ampla de clientes. Existe uma oportunidade de renda quando as vendas de uma indústria vacilam.
Qual é a diferença entre o conglomerado e amp; Diversidade concêntrica?
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Se uma empresa vende apenas um tipo de produto, seu sucesso ou falha depende inteiramente da demanda desse único produto. Um negócio com uma ampla seleção de ofertas, ao contrário, está mais isolado das mudanças na demanda. É por isso que as empresas valorizam a diversificação. Isso os ajuda a aumentar as vendas e obter acesso a novos mercados, reduzindo seu risco. A diferença entre conglomerado e diversidade concêntrica demonstra a amplitude das estratégias de diversificação disponíveis.
Conglomerado.
Nos negócios, um conglomerado é uma empresa envolvida em múltiplas linhas de negócios que têm pouca relação entre si. Um exemplo bem conhecido é o Berkshire Hathaway de Warren Buffett, que possui empresas tão variadas como utilidades, jornais, processadores de alimentos e lojas de móveis. A diversidade de conglomerados, então, refere-se à diversificação, entrando em linhas inteiramente novas e não relacionadas. Se você possuísse, digamos, uma loja de ferragens e depois comprei uma lavagem de carros, você se engajaria em diversificação de conglomerados. Normalmente, as empresas conseguem a diversidade de conglomerados através de aquisições - comprando negócios existentes - em vez de iniciar novas operações a partir do zero.
Concêntrico.
A diversificação concêntrica envolve a adição de novos produtos ou serviços relacionados às suas ofertas atuais - quer porque atraem o mesmo mercado ou porque podem ser oferecidos sem muito investimento em novos recursos (ou ambos). Se você possui uma padaria, por exemplo , você pode adicionar um contador de deli e começar a servir sanduiches. Se você produzir roupas de mesa, você pode começar a fazer cortinas. Se você limpar tapetes para clientes comerciais, você pode adicionar serviços para o mercado residencial. Você pode alcançar a diversidade concêntrica com aquisições, mas muitas vezes é uma conseqüência natural do que você já está fazendo.
Vantagens.
A diversidade concêntrica visa a sinergia - usando sua experiência e pontos fortes em uma área para se posicionar em outra área. Você usa o que você sabe sobre seus clientes de padaria para vendê-los sanduiches, ou você usa o mesmo equipamento para fazer guardanapos e cortinas, ou você leva sua experiência de limpeza de tapete comercial e aplica-a para casas. A diversificação concêntrica também pode proporcionar um uso lucrativo para o excesso de capacidade. Com a diversificação de conglomerados, a vantagem é a própria diversificação - espalhando o risco de mercado em mais setores. Se o negócio da loja de ferragens cair em um funk, o negócio de lavagem de carros pode ser capaz de transportar a empresa. Esse tipo de vantagem também se aplica à diversidade concêntrica.
Desvantagens.
Embora a diversificação seja suposto reduzir o risco de mercado, ele traz perigos próprios. Com a diversidade de conglomerados, não há garantia de que os negócios sejam um bom ajuste. Um dono de loja de ferragens pode comprar uma lavagem de carro, mas se você não sabe nada sobre como executar uma, você terá problemas. E mesmo que você contrata alguém para executá-lo, talvez você não consiga dizer com confiança se está sendo executado bem. Os perigos da diversidade concêntrica incluem a extensão excessiva da linha - diluindo o valor da sua marca tentando fazer muito. Se seus novos produtos ou serviços não estão à altura da qualidade das suas ofertas atuais, isso pode prejudicar suas vendas existentes, já que os clientes perdem fé. E com ambos os tipos, sempre existe a possibilidade de que a diversificação seja apenas um investimento pobre - você interpretará mal o mercado e acabará oferecendo algo que os clientes não querem (pelo menos de você).
Referências.
BusinessDictionary: Diversificação de Conglomerados BusinessDictionary: Diversificação Concêntrica University of Northern Iowa Serviços de Marketing Estratégico: Compreensão da Diversificação Gestão: Pessoas, Desempenho, Mudança; Primeira edição; Luis R. Gomez-Mejia e David Balkin Posicionamento: a batalha pela sua mente; Edição do 20º aniversário; Al Ries e Jack Trout Berkshire Hathaway: Empresas subsidiárias.
Sobre o autor.
Cam Merritt é uma escritora e editora especialista em negócios, finanças pessoais e design doméstico. Ele contribuiu para o USA Today, o Des Moines Register e Better Homes and Gardens & # 34; publicações. Merritt tem um diploma de jornalismo da Drake University e está cursando um MBA da Universidade de Iowa.
Definição de Estratégia de Diversificação | Tipos de Estratégias de Diversificação.
A estratégia de diversificação provavelmente ocorre, quando empresas ou organizações empresariais introduzem um novo produto no mercado. Essas estratégias são conhecidas como estratégias de diversificação. Existem três tipos de estratégias de diversificação.
Tipos de estratégia de diversificação.
Estratégias de diversificação concêntrica Estratégias de diversificação horizontal Estratégias de diversificação de conglomerados.
A estratégia de diversificação minimiza o risco de perda em uma organização empresarial dividindo geograficamente diferentes categorias de produtos em diferentes mercados. No início de 1960 & # 8217; s & amp; 1970, há um rápido crescimento na diversificação de negócios. Mas com o passar dos tempos tornou-se difícil administrar atividades muito diversificadas de organização empresarial. Mesmo nos últimos anos, é bastante difícil para qualquer organização de negócios operar em modo de diversificação porque há uma série de requisitos diferentes que devem ser considerados pela organização empresarial.
Estratégia de diversificação concêntrica:
A introdução de produtos novos mas relacionados nos novos mercados é considerada como estratégia de diversificação concêntrica. Por exemplo, a AT & amp; T Company na América está envolvida na aplicação da estratégia de diversificação concêntrica, adicionando linhas de cabo para serviços rápidos de internet em todo o país. O produto anterior da empresa foi linha telefônica, mas gasta US $ 120 bilhões pela aquisição de televisão a cabo. Desta forma, a AT & amp; T trabalha em conjunto com a America Online (AOL) para fornecer acesso à internet por cabo aos clientes da AOL.
Diretrizes para Diversificação Concêntrica:
Existem certas condições favoráveis à aplicação da estratégia de diversificação concêntrica. Para este fim a seguir estão algumas das diretrizes que especificam a eficácia da estratégia de diversificação concêntrica.
É mais saudável para a organização empresarial competir na indústria onde não há crescimento lento ou lento. A venda de produtos atuais é aprimorada pela adição de produtos novos, mas relacionados, no conjunto de organizações empresariais. Quando novo e Os produtos relacionados são introduzidos, estes devem ser oferecidos a preços competitivos razoáveis. Em certas condições, quando os produtos atuais estão passando pela fase decrescente do ciclo de vida do desenvolvimento do produto, é bastante viável adicionar produtos novos, mas relacionados, em novos mercados. A equipe de gerenciamento do A organização deve ser suficientemente forte Estratégia de diversificação do conglomerado:
As estratégias de diversificação incluem diversificação de conglomerados em que novos produtos são adicionados no grupo da organização empresarial que não estão relacionados aos existentes. Existem certas organizações que estão envolvidas na diversificação do conglomerado com base na expectativa de que eles podem ganhar lucro adquirindo outra empresa e quebrando & amp; vendendo suas partes de forma fragmentada.
Diretrizes para a diversificação de conglomerados:
Em determinadas situações, a estratégia de diversificação de conglomerados torna-se efetiva o suficiente para ser perseguida pela organização. A seguir estão algumas das diretrizes que são viáveis para esta estratégia.
Quando as vendas & amp; os lucros estão a diminuir anualmente. Existe suficiente gestão e Talentos de capital possuídos pela organização para competir na nova indústria com sucesso Há empresas adquiridas e adquirentes e ambas têm sinergia financeira Em situações em que há saturação completa para os mercados atuais dos produtos atuais Estratégia de Diversificação Horizontal:
A diversificação horizontal ocorre quando o novo & amp; Produtos não relacionados são fornecidos aos clientes existentes. A estratégia de diversificação horizontal é menos arriscada do que a diversificação de conglomerados devido ao fato de que os clientes atuais da organização já estão expostos.
Diretrizes para a diversificação horizontal:
Existem certas situações em que a estratégia de diversificação horizontal é muito eficaz pela organização. Seguem-se algumas das orientações a este respeito.
Quando novo & amp; produtos não relacionados são adicionados com os existentes, a receita dos produtos existentes aumenta significativamente. O setor que possui margens baixas e amp; retorna e é altamente competitivo Os novos produtos são comercializados para os clientes atuais, embora os canais de distribuição atuais Existem padrões de vendas de natureza anticíclica dos novos produtos em comparação com os produtos atuais.
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Exemplos de diversificação concêntrica.
A diversificação relacionada pode ajudar a gerar receitas e lucros.
As empresas utilizam várias estratégias de crescimento. Alguns escolhem uma estratégia de crescimento orgânico e aumentam a participação de mercado em sua indústria existente, concentrando-se em marketing e vendas. Outras empresas expandem a pegada da indústria através de fusões e aquisições ou entram em novas indústrias através de uma estratégia de diversificação. A diversificação concêntrica ocorre quando uma empresa se expande ao entrar em uma indústria relacionada às suas operações atuais.
Uma vez que todas as empresas com fins lucrativos têm como resultado o aumento do valor da empresa para seus proprietários. As empresas normalmente se diversificam para aumentar o valor da empresa para proprietários e investidores. As empresas também têm diversidade para reduzir o risco e utilizar caixa excessivo no balanço patrimonial. A diversificação concêntrica também é chamada de diversificação relacionada. A diversificação relacionada é uma estratégia de diversificação para aumentar o valor do acionista. As empresas implementam uma estratégia de diversificação relacionada para alcançar "sinergias". As empresas conseguem "sinergia", & # 8221; o que ocorre quando as empresas apresentam um desempenho melhor do que a soma de suas partes, compartilhando recursos, combinando operações e transferindo conhecimento.
Um exemplo de diversificação concêntrica é o compartilhamento de recursos ou instalações. As empresas fazem isso para alcançar economias de escala e reduzir custos. Por exemplo, um distribuidor de metais que precisa de um armazém maior pode contratar com uma empresa de fabricação que possui uma instalação de processamento com espaço extra. O fabricante se beneficia porque opera com princípios just-in-time e agora parte de suas matérias-primas estão agora no local. O distribuidor beneficia do espaço, do equipamento e da experiência de gestão do armazém do fabricante.
Outra maneira de alcançar a diversificação concêntrica é através de parcerias estratégicas. A parceria estratégica resulta quando as empresas entram em um relacionamento comercial formal para obter benefícios maiores do que podem alcançar por conta própria. Ao combinar habilidades e recursos, ambos podem alcançar seus objetivos mais rapidamente. As empresas podem celebrar um contrato ou podem formar uma empresa totalmente separada, mas relacionada, conhecida como joint venture. Por exemplo, uma empresa de software de cobrança com fortes vínculos com a indústria de energia pode se associar estrategicamente a uma empresa de software de gerenciamento de relacionamento com clientes ou CRM muito maior. O provedor de software de cobrança obtém a oportunidade de se expandir para uma indústria diferente através da parceria e a empresa de CRM consegue construir incursões mais profundas no setor de energia.
As empresas também se diversificam concentradamente através de fusões e aquisições. As fusões ocorrem quando duas empresas de status aproximadamente igual se combinam através da troca de ações, com apenas uma entidade restante. As aquisições envolvem a compra de uma empresa - ou o patrimônio da empresa ou estoque por outro. Por exemplo, a Coca comprou vários fabricantes de bebidas para se expandirem para além da indústria de refrigerantes para a indústria de bebidas. As aquisições da Coca-Cola de Vitamin Water, Honest Tea, Fuze Beverage e Core Power foram movimentos de diversificação concêntricos, proporcionando reconhecimento de marca em novas categorias.
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